Por conta do isolamento social, proveniente das medidas de segurança de combate ao Coronavírus, grande parte da população está trabalhando remotamente. Por isso, a Lawsoft separou 10 dicas para você otimizar o desempenho do seu computador.

1. Desative os efeitos de transparência

Por padrão, os efeitos visuais vem ativados e consomem recursos do computador.
Utilizar um visual clássico pode acelerar a velocidade do seu computador.
Para desativa-lo:
Clique com o botão direito na área de trabalho.
Selecione “Personalizar“ → “Cores“ e desative a opção “Efeitos de transparência”.

2. Cheque os antivírus instalados no computador


Por padrão, o Windows vem com o antivírus Windows Defender instalado e habilitado no sistema operacional. Caso opte por utilizar outro antivírus de um fornecedor de mercado, como por exemplo Avast, Avira, McAfee, Norton, etc., verifique as configurações para não causar problemas de lentidão ou restrições de acesso devido às configurações e compatibilidade. Verifique também se não está executando mais que um antivírus simultaneamente.

3. Ajuste de desempenho

Para desativar algumas funcionalidades e obter um maior desempenho do sistema operacional, realize o procedimento abaixo:
Clique com o botão direito do mouse próximo ao ícone do menu iniciar e vá em
“Sistema → Configurações avançadas do sistema → Desempenho → Configurações”.
Selecione “Ajustar para obter um melhor desempenho”.

4. Ative a inicialização rápida

Caso não possua um disco SSD para otimizar a inicialização do computador e a utilização de IO do disco, é possível habilitar a função de inicialização rápida que vai ajudar na inicialização do Sistema Operacional.
Abra o “Painel de Controle → Opções de Energia → Escolha a função dos botões de energia e habilite a inicialização rápida e salve as alterações”.

5. Desative programas pouco utilizados

Alguns programas são configurados para inicializarem juntos com o Sistema operacional do Windows.
Para desativá-los: Clique com o botão direito no menu “Iniciar → Gerenciador de Tarefas → aba Inicializar“ e selecione os programas que deseja desativar. Ao selecionar o programa é só clicar desabilitar”.

6. Desinstale os programas desnecessários.

Verifique periodicamente os programas instalados e desinstale os programas que possuem pouca ou nenhuma utilização, muitas das vezes acabamos instalando programas embutidos em outras instalações.
Clique com o botão direito no menu “Iniciar Apps e Recursos, a janela seguinte irá exibir todos os programas que estão instalados em seu computador, selecione o programa que deseja remover e clique em “Desinstalar/Alterar”.

7. Desfragmente o disco rígido

Realizar a desfragmentação do disco, vai ajudar o sistema operacional a organizar os fragmentos dos arquivos gravados fisicamente no disco rígido, a fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido não são periodicamente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados “em pedaços” (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único “pedaço”.
Digite desfragmentar na busca e abra o desfragmentador de discos → selecione o disco e clique em otimizar, é possível alterar as configurações para que o processo ocorra de forma agendada/automática.

8. Realize limpezas de disco regularmente

Com a limpeza de disco podemos encontrar e remover arquivos desnecessários no computador, tais como instalações anteriores e atualizações do Windows update, lixeira, Arq. Temporários etc.
Clique com o botão direito do mouse em “Disco Local (C:) → Propriedades → Limpeza de Disco → Limpar arquivos do sistema”. Selecione e verifique os arquivos que serão removidos durante a limpeza de disco.

9. Realize limpezas periódicas em seu navegador

Realizar a limpeza dos dados de cookies e cache do navegador pode otimizar a navegação nas páginas de internet.
Abra o navegador, vá em ferramentas → configurações, digite na busca cache e realize a limpeza dos dados de navegação”.

10. Teste o desempenho da sua internet

Realize testes de velocidade para verificar se está com alguma limitação ou problema de velocidade para navegar na internet. Realize o teste em mais de um site de teste e caso o desempenho seja negativo comparado com o limite de velocidade contratado, reinicie o seu modem/roteador e após a sincronização refaça os testes. Caso persista o problema, entre em contato com a sua operadora de internet.
Teste sua internet no site: www.speedtest.net

Categorias: Lawsoft