Quando escutamos os termos realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), muitas vezes os associamos a imagens futurísticas e tecnologias inovadoras, que ocorrem em um universo quase paralelo ao nosso e em um futuro distante. No entanto, essas tecnologias já estão inseridas em nosso dia a dia, inclusive no mundo jurídico, trazendo transformações significativas. Neste artigo, exploraremos o significado e a aplicação prática da realidade virtual e aumentada, destacando exemplos do campo jurídico e as oportunidades que elas oferecem para aprimorar processos e experiências.

A realidade virtual é uma tecnologia que cria ambientes digitais imersivos, permitindo que os usuários interajam com eles como se estivessem realmente presentes. Atualmente a RV é muito utilizada no mundo dos games, onde através acessórios como um óculos de RV o Player é “transportado” para o universo do jogo.  Um exemplo concreto do uso atual da realidade virtual no campo Jurídico é a reconstrução virtual de cenas de crime. Por meio de tecnologias de captura de imagem e modelagem em 3D, é possível recriar digitalmente uma cena de crime, permitindo que investigadores, advogados e jurados explorem o ambiente de maneira imersiva. Essa recriação virtual pode fornecer detalhes precisos sobre a disposição de objetos, manchas de sangue, posicionamento de pessoas, entre outros elementos cruciais para o entendimento dos fatos. Essa aplicação da realidade virtual já está sendo utilizada em alguns casos, auxiliando na análise de evidências e proporcionando uma representação visual mais clara para as partes envolvidas.

Por sua vez, a realidade aumentada acrescenta elementos digitais ao ambiente real, enriquecendo a percepção e a interação com o mundo ao nosso redor, imagine por exemplo que você queira escalar uma montanha, e que antes de iniciar a escalada, você possa visualizar todo seu percurso, além de seu grau de dificuldade, inclinação, extensão do percurso, temperatura, pressão atmosférica etc. Isto seria uma aplicação de RA para o mundo dos alpinistas. No contexto jurídico, a RA pode ser usada para fornecer informações contextuais em tempo real durante reuniões, audiências ou visitas a locais de interesse. Por exemplo, por meio de dispositivos de RA, os advogados podem visualizar durante uma audiência dados adicionais sobre um caso, como histórico processual, leis relevantes e jurisprudência, sem a necessidade de pesquisas adicionais. Isso pode agilizar a tomada de decisões e melhorar a eficiência dos profissionais do direito.

A realidade virtual e aumentada já são realidades tangíveis em diversos setores, inclusive no campo jurídico. Através da simulação virtual oferecida pela RV, advogados podem aprimorar suas habilidades e estratégias legais, preparando-se melhor para os desafios enfrentados em audiências e julgamentos. Por sua vez, a RA oferece a oportunidade de acesso instantâneo a informações relevantes, auxiliando na tomada de decisões e agilizando processos jurídicos. À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar um maior uso da RV e da RA no mundo jurídico, proporcionando novas possibilidades para aprimorar o trabalho dos profissionais e a experiência dos clientes.

Categorias: Lawsoft