Ouvir música enquanto trabalha é uma prática comum que pode te ajudar a se concentrar e aumentar sua produtividade, ou ser um motivo para distração e atrapalhar seu rendimento.

Aqui, vamos te mostrar alguns benefícios e desafios de ouvir música no trabalho e daremos algumas dicas para ajudá-lo a decidir se deve ou não incluir música em sua rotina diária.

Benefícios de ouvir música enquanto trabalha

Ajuda a reduzir o estresse:

Ouvir música pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que é particularmente útil quando se fala em concentração para redigir uma peça ou um contrato, realizar pesquisas jurisprudenciais ou organizar sua agenda. A música pode ajudar a distrair a mente de problemas e preocupações, permitindo que você se concentre em uma tarefa.

Melhora o humor:

A música pode melhorar o humor e aumentar a motivação. Se você se sentir energizado e animado enquanto ouve sua música favorita, é mais provável que seja mais produtivo e feliz enquanto trabalha.

Aumenta a criatividade:

Estudos mostram que ouvir música pode aumentar a criatividade. Isso ocorre porque a música ativa a parte do cérebro que está envolvida na criatividade, tornando mais fácil para que o ouvinte encontre soluções criativas para problemas difíceis.

Reduz ruídos externos:

Especialmente se você trabalha em um ambiente barulhento ou se distrai facilmente com o som ao seu redor, ao colocar um fone de ouvido você pode reduzir o ruído externo e criar um espaço mais silencioso para se concentrar. Existem alguns fones especiais e mais elaborados que podem reduzir ainda mais esses tipos de ruídos

(i) Fones com cancelamento de ruído ativo: usam microfones embutidos para detectar o som ao seu redor e criam ondas sonoras inversas que cancelam o som.

(ii) Fones com isolamento acústico passivo: são projetados para bloquear o som ao seu redor. Eles geralmente têm almofadas grossas e fechadas que se encaixam firmemente nos ouvidos, bloqueando o ruído externo.

Desafios de ouvir música no trabalho:

Distrações:

A música pode ser uma distração para algumas pessoas, especialmente se for muito alta ou se contiver letras que possam distrair a atenção, por isso o ideal é ouvir músicas instrumentais.

Pode afetar a comunicação:

Se você estiver ouvindo música alta demais em seu fone ou se concentrando muito em sua música, pode perder instruções ou não atender a tentativa de contato de outras pessoas.

Dicas para ouvir música no trabalho

Se optar por ouvir música enquanto trabalha, certifique-se de ser respeitoso com as outras pessoas ao redor, usando fones de ouvido em volume adequado, e escolha a música certa para ajudá-lo a se concentrar e aumentar sua produtividade.

Aqui estão alguns dos estilos de música mais utilizados para concentração:

  1. Lo-fi
  2. Ambient
  3. Jazz
  4. Chillout
  5. Música clássica
  6. Música Instrumental
  7. Pop suave

A escolha do estilo de música é muito pessoal e pode variar de acordo com a preferência de cada indivíduo, portanto experimente diferentes estilos e encontre o que mais funciona para você 😊

Categorias: Lawsoft