Dizem que após o carnaval é sempre um bom período para começar coisas novas. A iminência de novos meses repletos de oportunidades e desafios nos faz sentir a necessidade de nos reorganizarmos e, por que não dizer, nos reinventarmos, para obter o melhor que o ano possa nos proporcionar.

Produzimos uma lista de 10 dicas para advogados, com estratégias sobre: gestão, organização, ferramentas, dentre outros. Tópicos esses, essenciais para encantar seus clientes atuais, captar novos em 2023 e gerir de forma eficiente seu negócio e/ou sua carreira jurídica.

Aproveite a leitura e anote as dicas especiais que selecionamos:

1. Faça-se ser lembrado

Crie conexões e faça com que o seu nome seja sempre lembrado para uma indicação. Advogados (como você deve saber) fazem parte de uma comunidade leal. Isso faz com que as indicações normalmente sejam feitas por colegas que já sabem sobre você e sobre o seu perfil profissional. Para garantir essa boa rede, participe de cursos e eventos oferecidos por órgão e entidades do meio jurídico.

2. Conheça seu público-alvo

Segmente seus clientes e valorize sua área de atuação. Procure conhecer seu público-alvo e tente traçar estratégias específicas para atrai-los.

3. Especialize-se

Determine as áreas nas quais mais atua ou gostaria de atuar. Faça uma busca por cursos, eventos e conteúdos que possam aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

4. Invista em seu escritório

Busque o apoio de profissionais de finanças, de administração, de marketing, etc. tudo para que você tenha tempo para advogar e se sinta seguro para atuar sem se preocupar com as demais demandas de um negócio.

5. Apoie-se em boas ferramentas e uma plataforma de inteligência empresarial

Conte com a Lawsoft para isso. Somos a mais completa plataforma de inteligência empresarial para escritórios de advocacia do Brasil. Ajudamos nossos parceiros a inovar e aprimorar seu serviço de advocacia, com inovação, aumento de produtividade, automatização de trabalhos e corte na burocracia.

Gerencie prazos, publicações, timesheet, contatos, faturamento, recebimento e muito mais. Tudo em um único lugar! Tenha tempo para focar no que você faz de melhor, e deixe a Lawsoft cuidar do resto!

6. Aprenda com colegas de profissão

Faça, mensalmente, um encontro de advogados, de diversas áreas. Conheça visões diferentes das suas, entre em debates fora dos tribunais, enriqueça sua bagagem profissional por meio do outro.

7. Priorize seus clientes

Saber ouvir, entender e utilizar a empatia são fórmulas infalíveis para se aproximar de seus clientes. A advocacia, com sua grandiosidade, vasta literatura, milhares de cases de sucesso e termos técnicos, muitas vezes afasta o advogado de seu cliente. Criar uma conexão real com o seu “consumidor” é a forma mais objetiva e genuína de mantê-lo por muito tempo e de conseguir indicações para novos casos.

8. Aposte nas redes sociais

Para os advogados, utilizar as redes sociais é uma boa estratégia para ampliar a visibilidade do seu escritório, aumentando as chances de captação de clientes.

Neste ponto, é necessário fazer uma observação. A publicidade permitida para os profissionais do Direito tem caráter informativo e educativo, sem envolver meios e recursos utilizados na mercantilização. Assim, o fundamento desta estratégia é a oferta de conteúdos importantes e autênticos.

Quanto melhor for o material oferecido, maior a tendência de se cativar o público-alvo, que reconhecerá a sua autoridade. Uma vez que o seu escritório conquista a autoridade digital em determinado assunto, a probabilidade de se conseguir mais clientes aumenta consideravelmente.

Sendo assim, as redes sociais podem ser usadas pelos advogados que planejam oferecer conteúdos ricos, relevantes e autênticos, educando o seu público-alvo e tornando-se uma referência no assunto.

9. Separe seu planejamento em etapas

Defina as áreas de atuação conforme a leitura do mercado, defina os segmentos de clientes, ajuste os acordos entre os sócios e estabeleça metas ousadas e possíveis que direcionem os esforços. Depois, a partir dessas definições, deve-se pensar na política de gestão de pessoas (carreira e remuneração), nas normas internas para a gestão jurídica (controladoria e sistemas), no plano tático de marketing jurídico considerando o Código de Ética da OAB e, por fim, nas políticas financeiras (contas a pagar e a receber, indicadores e precificação). Importante contar com auxílio especializado na condução de cada núcleo de gestão, se possível.

10. “Concentre-se naquilo que você é bom e delegue todo o resto”, Steve Jobs.

Siga investindo no seu aprendizado e na evolução de seus conhecimentos. Mas, lembre-se, de não deixar que as demandas de diversas áreas diminuam sua atuação. As dicas anteriores se resumem em: enxergar o todo, entender no que você é melhor, no caso do Direito, em advogar, e buscar parceiros que possam te auxiliar em todo o resto. Ter clareza sobre como gerir um negócio e (ou) sua carreira jurídica é um passo essencial para tomar as decisões mais assertivas.

Conte com a nossa expertise e serviços pensados para você e para seu sucesso profissional.

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