por Rhakhan Pires e Adailto Silva.

É cada vez maior o número de profissionais da área jurídica, principalmente advogados, que estão sempre conectados e utilizam smartphones e tablets em suas atividades profissionais.

Os aplicativos existentes facilitam as atividades profissionais, oferecendo maior rapidez para conseguir informações. 

Listamos aqui 14 deles, mas certamente você poderá encontrar muitos outros, de acordo com suas necessidades:

1. Evernote

O Evernote é um app para armazenamento de notas, fotos, listas de pendência e lembretes de voz que pode ser usado em qualquer lugar. Tudo o que é gravado é sincronizado na internet e pode ser visualizado no computador ou em qualquer dispositivo.


2. Flipboard

Flipboard é uma revista que você pode personalizar do jeito que quiser. O serviço unifica as plataformas de redes sociais, permite ver posts de amigos, compartilhar vídeos, artigos e imagens e, além disso, também disponibiliza notícias que sejam mais interessantes para sua atividade.


3. DocuSign

De maneira muito simples e prática o DocuSign torna possível que você assine digitalmente documentos, não importa onde você está. Basta abrir um documento em formato PDF, assinar e enviar. E o melhor: é grátis.

Se você preferir uma versão mais avançada, é possível ter acesso a funcionalidade de workflow. Através desta funcionalidade você define pessoas que precisam assinar os documentos, atribuindo critérios de hierarquia e obrigatoriedade. Assim você não precisa se preocupar em ter o documento do processo que precisa ser assinado hoje impresso!

Olha só que prático: você acessa aquela procuração em formato PDF, assina digitalmente, e disponibiliza digitalmente para os envolvidos, que por sua vez, podem imprimi-lo se for preciso.


4. Feedly

O Feedly está disponível para smartphones e tablets. Trata-se de um leitor de notícias RSS para celulares que oferece uma navegação bastante rápida. O conteúdo de RSS feeds, sites e blogs são transformados em cartões que carregaram rapidamente e são de fácil navegação. O usuário pode centralizar os blogs e portais que utiliza costumeiramente, categorizando por temas.


5. CamScanner

Com o CamScanner é possível digitalizar rapidamente qualquer documento. O aplicativo permite utilizar a câmera do celular para fazer o escaneamento e arquivar o documento que vai precisar. O CamScanner está disponível para todas as plataformas móveis, possuindo também uma versão para computador. De fácil manuseio, basta tirar uma foto de qualquer documento, selecionar a área que deve ser escaneada e arquivar para uso posterior.


6. Dropbox

É um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de “computação em nuvem”. Ele pertence ao Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA. A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza centrais de computadores que armazenam os arquivos de seus clientes.


7. CamCard

O aplicativo CamCard é um arquivo de cartões de visita que captura os dados do cartão, sincroniza e organiza as informações de contato em sua agenda. Para pesquisar, basta digitar na busca uma informação relacionada para que o cartão apareça na tela.


8. Vade Mecum Jurídico

Com o Vade Mecum Jurídico você não precisa carregar livros ou papéis. O aplicativo consulta leis diretamente no site dos órgãos competentes e os salva em seu banco de dados. Além disso, também permite fazer anotações e marcações que sejam importantes.


9. Google Drive

O Google Drive é gratuito e possibilita acessar qualquer arquivo armazenado no Drive usando um computador, um tablet ou um smartphone. Os arquivos podem ser vistos sempre que necessário. Com o Google Drive você pode ter 15 GB disponíveis de espaço de armazenamento, integrado com o Gmail e Fotos do Google+. Você pode compartilhar arquivos e pastas, convidar pessoas para visualizar, fazer download e editar qualquer arquivo, além de escanear imagens e converter arquivos em PDF.


10. Wunderlist

O Wunderlist é um aplicativo de organização de tarefas, que pode ser feito em listas. Dessa forma, é possível visualizar tudo o que é preciso fazer e marcar o que já foi feito, além de compartilhar tarefas com outras pessoas, quando o trabalho está sendo feito em equipe.


11. Trello

Também um aplicativo de gestão de tarefas, o Trello permite organizar todas as tarefas, colocar etiquetas, marcar prazos, inserir anexos e compartilhar demandas com outras pessoas.

Escolha os melhores aplicativos e organize sua rotina de forma mais rápida e prática. O seu escritório, com esses aplicativos, sempre vai estar na palma de sua mão, agilizando seus compromissos e mantendo sua agenda em dia.


12. WhatsApp Business

Não tem escapatória: quase todo brasileiro utiliza o WhatsApp para se comunicar com quem quer que seja. Era questão de tempo até que esse fenômeno impactasse também a área da advocacia.

O WhatsApp Business é uma versão profissional do app de conversa que todos nós conhecemos. Nele, é possível colocar suas informações de contato, horário de funcionamento do escritório, endereço, descrição do negócio etc.

O aplicativo também permite configurar respostas automáticas e, melhor ainda, a separação entre o número pessoal e comercial. É uma verdadeira mão na roda para quem deseja mais agilidade ou tem clientes que preferem se comunicar dessa maneira.

O aplicativo também permite configurar respostas automáticas e, melhor ainda, a separação entre o número pessoal e comercial. É uma verdadeira mão na roda para quem deseja mais agilidade ou tem clientes que preferem se comunicar dessa maneira.


13. Google Keep

O Google Keep é um aplicativo para guardar notas e ideias de qualquer lugar, muito simples e intuitivo. Por isso, ele é um dos meus apps para advogados preferidos (que, sinceramente, deveria ser utilizado por todo mundo!). Nele, você pode escrever, gravar um áudio ou organizar listas no aplicativo, como se fossem post-its.


14. AnyDesk

Acesso remoto ao Windows 10: Gerencie todas as suas áreas de trabalho Windows de uma só vez com o AnyDesk.

O AnyDesk permite que estabeleça conexões remotas entre desktops no Windows 10 e abre possibilidades sem precedentes de colaborar online e administrar a sua rede de TI. Com AnyDesk, pode trabalhar remotamente a partir de qualquer lugar!

por Rhakhan Pires e Adailto Silva

Categorias: Lawsoft