por Thiago Acquaviva.

Com os tempos de pandemia e a transformação digital cada vez mais presente no dia a dia de escritórios e empresas, a rotina do home office acaba se tornando parte da nossa jornada de trabalho.

Está com dificuldades de se adaptar ao mundo do home office? 💻🏠
Temos 7 dicas para você colocar em prática e render muito!

Como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade. Evite a tentação de pensar “Ora, eu não estou na firma, ninguém vai ver a minha bagunça, mesmo”.  Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém.

Da mesma forma como você fazia quando estava fisicamente presente no escritório da empresa, tenha seu horário de almoço e respeite. Além disso, faça suas pausas durante o dia normalmente para tomar um café, ir ao banheiro, e demais atividades rápidas da mesma forma como você fazia no escritório.

Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo.

Ok, você trabalha em casa, mas isso não significa que sua jornada diária de trabalho deve ser maior ou menor do que a sua jornada no escritório. Estabeleça um horário de trabalho e cumpra-o à risca.

Cervical, ombros, a região entre as escápulas e a região lombar são os segmentos mais afetados e que merecem a devida atenção. Elevar a tela do notebook ou monitor desktop para a altura dos olhos é uma excelente dica. É possível usar apoios para notebook já prontos ou mesmo adicionar uma pilha de livros embaixo do monitor. Os braços devem ficar em posição reta ao digitar, com os antebraços apoiados e o cotovelo em ângulo reto. Faça pausas de dois minutos a cada 15 a 20 minutos de trabalho, e de cinco minutos a cada hora.

Diversos estudos apontam que ouvir música enquanto trabalhamos ajuda no rendimento e produtividade. Se você é do time que concorda com isso, crie uma playlist e mande ver no home office. Mas sabemos que isso não é para todo mundo, seja como for, o que importa no fim do dia é o impacto que a música tem na sua rotina. Se ela funciona para você, continue escutando. E se você tem dúvidas em relação a isso, vale a pena experimentar.

Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador. Faça uma pausa pela causa.

Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa. O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra coisa.

Ah, e não esqueça de beber água. Prefira um copo do que uma garrafa, pois o copo acaba mais rápido, assim você precisa se levantar para encher e já faz uma caminhada.

Estabeleça um horário (e coloque um despertador) para fazer alguns alongamentos no meio do dia. Isso fará você “voltar ao eixo”. Pequenas pausas de 5min ou 10min também ajudam na sua produtividade.

Categorias: Lawsoft