por Lisa Hayashida.
Entrei para a equipe de desenvolvimento da Lawsoft, em janeiro de 2018, com o objetivo de substituir o Coordenador anterior que estava de saída, organizar o fluxo de trabalho do time e de fazer com que as novas funcionalidades do produto chegassem ao alcance dos nossos clientes.
O cenário, no início, era bem diferente dos dias atuais. Havia algumas divisões dentro do time. Além disso, algumas pessoas trabalhavam praticamente sozinhas, sem qualquer interação com o resto ou sem saber o que acontecia ao seu redor. Todos eles se dão bem, mas trabalhavam cada um em sua “bolha” e só falavam de suas atividades uns com os outros quando precisavam de ajuda. Havia também uma frustração geral do time que, segundo eles mesmos, executavam um grande volume de tarefas mas havia muito pouco retorno.
Optei por incluir todas as cerimônias de uma prática ágil chamada Scrum na rotina do time. Chamei a todos e decidimos um horário mais adequado para fazer as reuniões diárias e demais cerimônias. Foi uma implementação mecânica, mas com o objetivo inicial de forçar um alinhamento diário entre todos.
Por um bom tempo, todos sabiam o que estava acontecendo, mas a equipe ainda trabalhava em demandas separadas. Neste último ano, tivemos algumas demandas um pouco maiores e começamos a trabalhar com mais pessoas dentro de uma mesma demanda. Dependendo do ponto aonde eles estão, eles se reúnem para discutir algum detalhe técnico ou realizam programação em par, e estão sempre em contato uns com os outros para decidir qual a melhor solução para ser aplicada.
Essa troca de informações é muito importante para obtermos melhores resultados. Cria uma cultura de colaboração e melhora o entrosamento entre as pessoas da equipe. Eles vão aprendendo novas coisas uns com os outros. Como são pessoas que possuem visões diferentes a respeito de como resolver alguma questão, essas ideias são expostas e as soluções ficam abrangentes e assertivas. Algumas pessoas saíram da equipe e outras entraram, mas sempre mantendo o espírito de ajudar uns aos outros.
Com a pandemia, passamos a trabalhar cada um em sua casa. Mantivemos as reuniões e diariamente toda a equipe se reúne para manter o alinhamento em dia. Além disso, as pessoas que estão numa mesma demanda passam uma boa parte do dia se comunicando, por chat ou por vídeo, compartilham suas telas e vão trabalhando juntos. Apesar da distância física, a união e a colaboração se manteve.
Essa é uma jornada que ainda está no começo e sabemos que há muita coisa para melhorar (sim, muitos pedidos de clientes na fila). Mas estamos nos aprimorando diariamente para melhorar nossos processos e nossas priorizações de tarefas para atender bem a todos vocês.