A segurança no home office tem sido um assunto muito debatido, uma vez que a pandemia de Covid-19 acelerou a adesão ao trabalho remoto por parte de muitas organizações. 

De acordo com diversas pesquisas e dados recentes, 43% das empresas brasileiras adotaram o home office no início da pandemia. Além disso, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que esta prática deve crescer cerca de 30% após a estabilização da crise.

O modelo de trabalho à distância se tornou a realidade de muita gente, e neste clima de transformação digital, muitas empresas se preocupam com os riscos que o modelo remoto pode oferecer para o negócio. Afinal, como garantir a segurança no home office?

O assunto é importante e podemos dizer que a melhor maneira de prevenir ataques e garantir a segurança no trabalho remoto é se protegendo. Para isso, listamos neste post uma série de dicas práticas de segurança para o seu dia a dia de home office. Confira!

1 – Utilização de senhas seguras

A maneira mais simples de invadir um sistema é utilizando senhas de usuários descuidados, que criam sequências fracas e muito fáceis de serem quebradas. Por isso, é muito importante que todos utilizem senhas fortes, com longas combinações de letras, números e símbolos.

Além disso, é importante que essas senhas sejam trocadas periodicamente, a fim de aumentar ainda mais a segurança no home office.

2 – Uso de autenticação em dois fatores

Uma senha forte é apenas o primeiro passo para a segurança no home office.

Quanto mais camadas de segurança houver, mais difícil fica para alguém invadir um e-mail ou sistema e roubar dados sensíveis. Por isso, o mais recomendado é utilizar um sistema de autenticação em dois fatores, como o 1Password, LastPass ou o Authenticator, da Google.

3 – Troque a senha padrão do roteador

Não precisamos nem comentar sobre os perigos de se conectar a redes públicas, não é? Mas mesmo a rede doméstica ainda pode apresentar riscos para a segurança dos dados da empresa. Por isso, um passo importante para tornar o trabalho remoto mais seguro é trocar a senha do seu roteador.

Isso porque esses dispositivos vêm com uma senha padrão de fábrica, que já é bem conhecida entre os entendidos da área. Qualquer um que consiga invadir este aparelho poderia contaminar os demais dispositivos conectados na rede.

4 – Informação, treinamentos e orientações

Vírus, malwares, phishing, etc. A cada dia surge um golpe novo, com o objetivo de se aproveitar da inocência ou desatenção de usuários para instalar programas maliciosos em seus dispositivos, colocando em risco seus dados pessoais e os da companhia.

Para evitar esse tipo de problema, a educação sobre o assunto é fundamental! Por isso, sempre que possível faça buscas e pesquisas em sites, blogs e informativos a respeito desses golpes, para estar sempre por dentro sobre como agir e não acabar se tornando uma vítima. Se possível peça para sua empresa fornecer treinamentos sobre o tema.

5 – Mantenha antivírus e firewalls sempre atualizados

Além dos treinamentos, outra importante barreira contra as ameaças virtuais que podem comprometer a segurança do home office são os antivírus. Esses softwares estão na linha de frente contra arquivos e programas maliciosos. Garanta que seus antivírus e firewalls estejam sempre atualizados!

6 – Mantenha sistemas operacionais e demais softwares atualizados

Além do antivírus, um home office seguro também depende de um sistema operacional e softwares atualizados, uma vez que versões antigas desses programas podem abrir brechas para invasões.

Além disso, vale destacar a importância de se usar apenas programas originais. Utilizar sistemas e softwares piratas é abrir as portas para ameaças, uma vez que nunca se sabe que tipo de arquivos podem ser baixados junto desses instaladores.

7 – Faça backups automáticos de arquivos importantes

Não pense que as medidas de segurança no home office estão relacionadas apenas à proteção contra ataques de hackers e roubo de dados de forma virtual. A perda de equipamentos, seja por defeito, furto ou algum tipo de desastre, como um incêndio, também pode inviabilizar o acesso a trabalhos ou dados importantes da empresa.

Por isso, além de proteger os equipamentos com senhas e criptografia, o recomendado é sempre utilizar serviços de nuvem e configurar backups automáticos, a fim de garantir a segurança e disponibilidade de todos os arquivos.

Tudo certo para garantir a segurança no home office da sua empresa?

Para muitas organizações, o home office é uma grande novidade. Aos poucos vamos nos habituando ao “novo normal” e descobrindo as possibilidades e benefícios da modalidade de trabalho à distância.

A segurança do home office sempre será uma grande preocupação para todos, mas com os devidos cuidados é possível eliminar os riscos e ainda proporcionar uma rotina muito mais tranquila para nossos colaboradores.