O mercado jurídico é muito concorrido e a prospecção de novos clientes exige grande dedicação.
Por isso, é importante que os advogados estejam atentos a todas as oportunidades que aparecerem.
Uma das formas mais efetivas de aumentar a carteira de clientes é gerir uma boa agenda de contatos. Mas, para construir um bom networking, você precisa ser estratégico e buscar as ferramentas corretas.
Um cartão de visitas e um material institucional são itens que não podem faltar para o advogado que quer potencializar o networking. Pois na hora de construir uma boa rede de contatos, além de causar uma boa impressão, é fundamental que os seus parceiros guardem o seu escritório na lembrança.
1. Desenvolva uma boa apresentação
Elabore uma apresentação resumida sobre o seu negócio visando despertar o interesse de um terceiro, seja ele um cliente ou parceiro.
Uma apresentação bem feita demonstra segurança e confiabilidade, sendo essencial para quem deseja ampliar o seu networking. Afinal, possuir uma apresentação definida dos seus serviços mostra o quão interessante o seu escritório pode ser para futuras parcerias.
2. Encare outros advogados como parceiros
Não é novidade para ninguém que o mercado da advocacia é extremamente competitivo. Porém, mesmo que a concorrência seja acirrada, isso não significa que todo advogado seja um potencial concorrente.
A vida é de fato feita de oportunidades. Procure identificar bons parceiros e contatos no seu nicho de atuação. Profissionais que atuam na sua área também podem indicar clientes ou desenvolver trabalhos em parceria.
3. Procure profissionais de áreas complementares
Várias são as ações que você pode tomar para ampliar a sua rede de contatos. Mas a melhor estratégia para construir um bom networking é buscar profissionais que atuem em áreas complementares à sua.
Se você é um advogado especializado em Direito Tributário, por exemplo, busque profissionais que atuem com o Societário. Da mesma forma, se você atua com Direito Consultivo, pode buscar profissionais que atuem no Contencioso. Existem muitas áreas e formas de atuação que se completam e podem gerar uma ótima rede de indicação de trabalhos.
4. Fique de olho nas oportunidades
Muitos advogados acreditam que, para construir uma boa rede de contatos, é fundamental marcar presença apenas em eventos relacionados à sua área. No entanto, potenciais clientes ou parceiros comerciais, podem estar em qualquer tipo de evento, seja ele social ou profissional.
Portanto, se você quer construir um bom networking, é necessário ampliar o seu foco e ir além da participação em eventos específicos e nichados. Diversifique a sua agenda e fique atento a todas as oportunidades que possibilitem a troca de ideias com outras pessoas.
5. Use as redes sociais
As redes sociais se transformaram em grandes aliadas dos advogados. No entanto, muitos profissionais ainda resistem ao uso desse tipo de ferramenta. O LinkedIn, por exemplo, é gratuito e tem um enorme potencial de conectar advogados e novos clientes. Por isso, acredite, ter um perfil nesta rede social é essencial.
Inclua na sua agenda uma busca periódica de contatos. Essa é uma ação essencial a todo profissional que quer ampliar sua rede de contatos e sua cartela.
6. Estabeleça relações win-win
Não saber escutar é uma falha recorrente entre os profissionais que não conseguem desenvolver um bom networking. Lembre-se que toda rede de contatos é formada a partir de uma relação de mão dupla.
Em outras palavras, o advogado com quem você pretende fazer uma parceria também precisa entender quais as vantagens de lhe indicar clientes. Ouvir a outra parte e saber como você pode ajudá-lo é o passo inicial para construir boas relações e garantir que todos saiam ganhando.