Ser advogado pode ser incrivelmente estressante, mas os níveis de estresse do advogado variam muito entre as áreas de atuação. Advogados corporativos que trabalham em biglaw provavelmente ficarão mais estressados ​​do que advogados de planejamento imobiliário em uma pequena empresa.

Estima-se que mais de dois terços dos advogados enfrentam problemas de saúde mental atualmente, e que 93% dos advogados iniciantes se sintam estressados ​​no trabalho, enquanto 40% dizem que ficaram mais estressados ​​desde o início da pandemia.

Isso talvez não seja surpreendente. Os advogados têm a reputação de trabalhar longas horas e lidar com trabalhos importantes, além de altas cobranças de seus clientes.

5 dicas para reduzir os níveis de estresse:

1. Aceite que você não está sozinho 

Os níveis de estresse do advogado são altos em todos os aspectos. Geralmente, o estresse no escritório e no tribunal é mais comum do que você imagina. Mesmo os advogados mais inteligentes e bem-sucedidos se sentem estressados ​​de vez em quando. Sabendo disso, não se sinta inadequado para a profissão se estiver lutando contra o estresse. 

Também é importante falar abertamente sobre como você está se sentindo. Se você se sentir à vontade para se abrir com os colegas, essa pode ser uma ótima maneira de aliviar um pouco a carga mental. Seus colegas sabem a pressão sob a qual você está e as condições em que você trabalha. Portanto, eles serão capazes de simpatizar com sua situação. Eles podem até tirar parte da sua carga de trabalho de suas mãos. 

Como alternativa, se você achar que não pode se abrir com os colegas, converse com amigos e familiares. Eles podem não saber com o que você está lidando no local de trabalho, mas às vezes, ouvir a perspectiva de uma pessoa de fora é exatamente o que você precisa. 

2. Encontre um local de trabalho que o apoie

Não adianta trabalhar para uma empresa cujos valores não correspondem aos seus. Você provavelmente não será capaz de mudar a empresa sozinho. Pense em quando você está mais estressado. É quando você está sobrecarregado? Quando alguém é rude com você? Que tal ao enfrentar uma tarefa aparentemente impossível? 

Conhecer seus próprios gatilhos de estresse e tolerância o ajudará a encontrar uma área de atuação e uma empresa na qual você se sinta capacitado para trabalhar. No entanto, você também deve fazer perguntas detalhadas durante o processo de entrevista, descubra o que a empresa espera de seus funcionários.

Se você é dono de sua empresa, deve ficar de olho em como seus funcionários se sentem. Lembre-se, embora você não esteja estressado, funcionários podem estar. Não assuma se as pessoas estão ou não estressadas. Alguns indivíduos são ótimos em escondê-lo. Faça pesquisas regulares (torne-as anônimas se as pessoas parecerem desconfortáveis ​​com a ideia) e entre em contato com sua equipe para ver como elas se sentem. Se eles parecerem muito estressados, pergunte o que precisa mudar.  

3. Crie processos de escritórios de advocacia 

Os advogados têm 1.001 coisas em seu prato a todo momento. Na verdade, a grande maioria dos advogados que estão estressados ​​se sente assim porque estão sobrecarregados. Há uma solução relativamente simples: criar processos de escritório de advocacia .

Os processos mantêm todos de uma empresa unidos. Os advogados sabem o que precisam fazer – e como fazê-lo. Melhor ainda, uma vez que as empresas tenham definido os processos, elas podem implementar a tecnologia para automatizar o máximo possível, e é aqui que entra a Lawsoft e a Looplex. A automação, quando integrada cuidadosamente, sem dúvida ajuda a reduzir os níveis de estresse do advogado. 

4. Utilizar tecnologia jurídica 

Criar processos de escritório de advocacia sólidos é apenas o primeiro passo. Para maximizar a eficiência e minimizar os níveis de estresse dos advogados, as empresas precisam implementar a tecnologia. A tecnologia jurídica pode auxiliar e automatizar quase todos os aspectos do trabalho de um advogado.

Veja o processo de cobrança, por exemplo. Em vez de advogados tentarem ao acaso contabilizar cada minuto faturável em um mês (um processo lento, complicado e cheio de erros), os advogados podem usar ferramentas automáticas como a Lawsoft . Isso permite que os advogados identifiquem instantaneamente quanto tempo passam trabalhando para cada cliente, tornando o processo de cobrança mais rápido, fácil e preciso. 

5. Encontre um advogado amigo

Por último, mas não menos importante, os advogados devem considerar a possibilidade de encontrar amigos advogados . Deve ser alguém em quem você possa confiar para discutir seus objetivos, casos e problemas. Como diz o ditado, “um problema compartilhado é um problema dividido pela metade”. 

Mas a empatia por si só não é suficiente. Os amigos advogados também podem oferecer algumas dicas e conselhos muito necessários sobre como você pode reduzir os níveis de estresse. Por exemplo, descrevendo como é possível realizar aquela atividade super difícil, ou ajudar com dicas de como equilibrar a vida pessoal com a vida profissional, delegar a colegas juniores e assim por diante.

Categorias: Lawsoft