Desenvolver habilidades de marketing – independentemente de você administrar seu próprio escritório ou não – sem dúvida o ajudará a fornecer serviços jurídicos centrados no cliente. É importante fazer cursos de marketing gratuitos on-line ou assistir a webinars de marketing para advogados, isso ajudará você a se tornar um profissional de marketing jurídico.
Aqui estão 5 dicas para se tornar um profissional de marketing jurídico de sucesso:
1. Não subestime o poder do marketing de referência
Quando se trata de marketing jurídico, as referências são cruciais. Muitos escritórios de advocacia contam com referências de outros profissionais jurídicos e clientes anteriores para novos negócios. Profissionais jurídicos de outras áreas de atuação podem ser uma das melhores fontes de referências. Conforme mencionado anteriormente, quando os clientes em potencial procuram suporte jurídico, geralmente estão sob pressão e tempo. Eles provavelmente não estão preocupados em encontrar um advogado na área específica de que precisam. Alternativamente, os potenciais clientes podem nem ter conhecimento das diversas áreas de atuação jurídica. Eles só sabem que precisam de um advogado.
Além disso, quando você recebe pedidos de aconselhamento jurídico fora de sua área de atuação, você deve ter um escritório de advocacia em mente para enviar esses clientes.
Agora que você entende a importância das referências, deve priorizar fazer conexões genuínas com advogados fora de sua área de atuação.
2. Mantenha sua marca consistente
Branding é mais do que o seu logotipo. Inclui seu site, mídia social, papéis timbrados, cartões de visita, e-mails e muito mais. Criar consistência em todos os seus materiais de marketing é essencial para criar uma marca.
Interessante saber que uma marca tem uma definição de duas pontas:
As percepções intangíveis na mente de um cliente em potencial sobre seu serviço jurídico.
Uma promessa feita aos clientes que define suas expectativas em relação a você e seu escritório de advocacia.
3. Pesquise seu público e saiba quem eles são
Conhecer e entender seu público é fundamental para os profissionais de marketing jurídico. Criar a personalidade do seu cliente pode ajudá-lo a entender completamente o comportamento de seus clientes em potencial e, portanto, entender como eles o encontrarão.
Depois de entender quem é seu público, você pode realizar atividades de marketing com confiança.
Embora seja difícil de fazer, concentre-se no que é relevante para o seu público em vez de simplesmente seguir as últimas tendências de marketing.
Ditar as necessidades, desejos e medos do seu público o ajudará a desenvolver propostas de valor claras que abordam seus pontos problemáticos. Seus clientes potenciais precisam saber que você os vê e quer ajudá-los.
4. O marketing de conteúdo é essencial
O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de os profissionais de marketing jurídico criarem valor para clientes em potencial. Você pode começar considerando as perguntas que seu público tem ao procurar aconselhamento jurídico. Você pode ajudá-los criando blogs que respondam às perguntas comuns do seu público-alvo de forma ponderada e clara.
Ao se colocar no lugar de seus clientes em potencial, você provavelmente pensará nas perguntas que eles podem digitar no Google ao procurar um advogado especializado em determinada área. Ajude-os, dando-lhes as respostas e suas informações de contato. Isso irá posicionar aqueles em sua empresa como especialistas nesta área de atuação.
5. Não pare de aprender
As tendências vêm e vão, mas o marketing jurídico como prática está em constante evolução. Confie nos insights do seu público, mas não tenha medo de experimentar novas abordagens criativas. Contanto que você acompanhe os resultados, poderá aprender e girar, se necessário.
Embora o mundo do marketing seja empolgante, é importante praticar a paciência, testar e acompanhar diferentes estratégias, registrar dados e tirar conclusões lógicas.
Conclusão
A boa notícia é que não existe uma maneira de alcançar o sucesso — existe apenas a melhor maneira para você e sua empresa. Lembre-se, tudo volta para proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes. Se você está comprometido em centralizar no cliente, você já é um profissional de marketing jurídico em formação.