Muito se fala na teoria de que “amigos são amigos, negócios à parte”. Mas será que esse pensamento realmente te traz lucro?
Você já deve ter recebido algum produto de grandes empresas de cosméticos, classificado como “amostra grátis”, que nada mais são que 15 ml do produto principal, a embalagem, e o treinamento dos funcionários para que esta amostra chegue até você. Ou seja, há um custo envolvido por trás da expectativa de que você se torne um cliente.
E aí existem dois caminhos quando você consome essa amostra grátis. O primeiro e mais desejado, é que o produto te agrade e você efetive a compra. Já o segundo, (e aqui é necessária muita atenção), é que se ele não te agrada, você além de ter uma péssima experiência, possivelmente comentará com outras pessoas sobre isso e terá uma sensação de arrependimento de ter usado o produto.
No mundo jurídico a estratégia é exatamente a mesma.
Quando alguém próximo te faz uma pergunta fora do seu ambiente de trabalho, e você considera que isso te renderá uma consulta, e por isso não quer perder tempo e dinheiro, ofereça uma amostra grátis!
Mostre à pessoa que existem caminhos a serem seguidos, e que você pode dar uma solução (caso aquele problema tenha uma solução). Trate essa pessoa como se ela fosse um cliente, conte um pouco de suas experiências, mostre seu interesse em ajudá-la e imagine que aquele momento pode te render bons frutos, mas é claro, sem entregar o frasco de 300 ml.
Ok, mas e se eu souber que aquela pessoa não vai me contratar, seja pelo preço, porquê não é minha área, ou qualquer outro motivo?
Contrarie as normas do senso comum.
Tenha em mente que, cliente, nem sempre é aquele que te paga pelo serviço, mas aquele que, se gostar do seu produto, com certeza vai te indicar para outras pessoas que vão te pagar por isso. Ou seja, ele vai usar os 15 ml de amostra grátis, e compartilhar com outra pessoa sobre o quanto aquele produto é bom.
Ao transformar uma dúvida jurídica em uma amostra grátis, você terá em mãos o poder de escalonar sua venda.
Lembre-se que a jornada as vezes não é tão prazerosa quanto a vitória, mas quando estamos dispostos a cumprir a nossa missão, o reconhecimento fica mais próximo de ser alcançado.