Na reta final do ano, após dar conta de todos os compromissos anteriores ao recesso, surge o momento de refletir a respeito do desempenho pessoal e também dos companheiros nos escritórios de advocacia. Para isso, é essencial começar a refletir e organizar as coisas para o próximo ciclo que começa em breve. Resolvemos ajudar nessa tarefa levantando alguns pontos que você deve se atentar para o fechamento do ano.

1 – Seja grato aos clientes

O fim de ano é a época perfeita para mostrar gratidão aos seus clientes, principalmente aqueles de longo prazo. Dizer obrigado a quem contrata o seu serviço, a sua assessoria. Isso não exige tanto tempo e nem muito dinheiro. Além de tudo, o agradecimento pode fortalecer mais a relação com os clientes. Afinal, nenhuma pessoa gosta de ser ignorada. Então, valorize o contato de seus clientes de longa, média ou curta data e demonstre sua gratidão.

2 – Cobre-se mais do que ao outro

É muito simples ficar rodeado de pessoas que concordam e elogiam tudo o que você faz ou propõe. Líderes, no entanto, precisam ter uma característica em comum: habilidade para se cobrar e analisar as suas ações mais do que a das outras pessoas. Analise seus pontos positivos e negativos, verifique a situação do escritório e leve em consideração o que a sua concorrência está fazendo. Faça as seguintes perguntas a si mesmo: 2022 superou ou ficou abaixo das minhas expectativas? O que deu errado? O que poderia ter feito para melhorar os seus resultados? E o que posso fazer para obter mais sucesso em 2023?

3 – Faça questão de valorizar o trabalho bem feito

Não importa se você conta com a ajuda de uma ou cem pessoas. É fundamental analisar o empenho de seus colaboradores ao longo do ano e não se limitar em reconhecer apenas os que mais se destacaram, mas, também para agradecer o auxílio de cada um. Muitas vezes um pequeno reconhecimento pode conceder um novo ânimo para o trabalho e aumentar ainda mais a produtividade. O intuito é expor aos seus funcionários que você está ciente da contribuição de cada um deles e que aprecia o trabalho bem feito.

4 – Ouça as pessoas ao seu redor

Converse com seus colegas, áreas e superiores. Verifique a situação das suas finanças, faça uma análise de todo o ano com sua equipe de trabalho e veja o que pode ser planejado para 2023. Vale a pena usar essa conversa para receber algumas sugestões, informações e ideias para desenvolver novos objetivos para o próximo ano.

5 – Avalie a reputação e o crescimento do escritório

Geralmente, as pessoas utilizam o fim e o início do ano para pensar em como conquistar novos clientes, a fim de difundir os serviços e elevar os trabalhos. Uma boa dica é pensar também em quais ramos quer focar no próximo ano, os cursos que precisarão ser feitos, as atualizações que serão necessárias, as contratações que o escritório precisará para atender melhor aos clientes. Todos esses aspectos, se bem trabalhados, podem trazer resultados realmente significativos no ano que se inicia.

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão que não consta na lista? Manda pra gente!

Categorias: Lawsoft