Muitos sócios reclamam dos resultados que o seu escritório produz, e alegam que trabalham com uma remuneração muito mais baixa do que merecem. Nesse momento, eles costumam olhar para as despesas e resolvem diminuir os gastos, normalmente cortando funcionários.
Seguem algumas frases comuns que os sócios devem analisar antes de culpar os advogados que para eles trabalham:
1. O escritório não me paga o que eu mereço como sócio.
Há muitos sócios que reclamam do valor que o escritório paga para eles trabalharem. Sinto lhe informar, mas o escritório não paga os sócios, eles retiram estes valores dos resultados. Se o escritório não dá resultado, os sócios não tem de onde tirar o valor correspondente.
2. Os advogados não me ajudam a fazer o escritório crescer.
Dentro de uma sociedade, cada pessoa tem uma função principal. Quando contratamos um advogado, normalmente fazemos isso pela necessidade de funções operacionais, como fazer prazos, audiências e melhorar o atendimento do cliente. A função principal do sócio é o desenvolvimento do escritório. Culpar o advogado por não trazer clientes é um erro comum que os sócios cometem.
3. Estou gastando demais e preciso cortar custos.
Normalmente os sócios olham os pagamentos realizados de forma igual. A conta de luz, a compra de um computador, a contratação de um advogado ou a reforma de uma sala, e com isso acabam entrando no mesmo bolo. Além disso, a retirada do valor recebido pelos sócios muitas vezes também é considerada uma despesa.
As despesas operacionais devem ser separadas das despesas de investimentos, por exemplo. Investimento deve ser pago com resultado. Já a retirada do sócio é uma antecipação do resultado anual, o que nos leva ao próximo item.
4. Tem meses que o escritório me dá muito, tem mês que não me dá nada.
Cai no mesmo problema do item “1”. Por ser uma antecipação de resultado, a retirada dos sócios deve ser feita analisando a capacidade de resultado dos últimos anos. Feita uma média, sabemos qual é a capacidade de retirar se as variáveis se mantiverem constantes. Manter a saúde financeira do escritório é fundamental para manter a capacidade de investimento e crescimento, além de uma retirada constante e saudável.
5. Quero ganhar mais, como faço?
Cresça! A maneira de um sócio ganhar mais é fazer o escritório crescer e a capacidade de investimento é fundamental para isso. No início, use parte de seu resultado para investir na sua capacidade de atendimento, tanto para captar novos clientes, bem como para manter os já conquistados. Com isso, você entrará em um círculo virtuoso e as despesas deixarão de ser um problema.