O LinkedIn é uma das ferramentas de rede social mais poderosas disponíveis para advogados, graças à concentração de profissionais que procuram networking. Atualmente, quase 80% dos escritórios de advocacia mantêm algum tipo de presença no LinkedIn. Ao mesmo tempo, colegas e clientes em potencial estão recorrendo ao LinkedIn como uma fonte de informações sobre advogados e empresas, tornando o LinkedIn crucial na seleção de profissionais.

Siga as dicas de perfil do LinkedIn abaixo para posicionar a marca da sua empresa na comunidade jurídica, aumentar sua visibilidade e expandir seu alcance pessoal. O LinkedIn ajuda a criar um ambiente de conexões profissionais com investimento financeiro mínimo.

Use fotos profissionais e atualizadas

Sua imagem de perfil e imagem de fundo do LinkedIn definem o tom de como os clientes em potencial e as conexões profissionais devem pensar em você – é sua primeira impressão on-line.

Idealmente, sua foto de perfil deve aparecer com roupas profissionais, com um fundo simples e uma aparência amigável. Não edite demais a foto do seu perfil com filtros; simplicidade é ideal. Sua foto de plano de fundo pode oferecer um pouco mais de personalidade, mas lembre-se de que deve se encaixar na sua personalidade profissional e não mostrar apenas um hobby, como é bastante comum.

Escreva um título atraente

Após a sua foto, o título do seu perfil é a segunda coisa que as pessoas veem ao pesquisar seu nome no LinkedIn. Seu cargo atual será automaticamente preenchido como título, mas você pode fazer melhor.

Escreva uma declaração breve, mas profissional, e deixe seu público-alvo querendo saber mais. O objetivo do título é motivar alguém a clicar em seu nome, então considere declarações que digam a alguém o que está nele.

Liste apenas experiências relevantes para sua prática atual

Se você mudou o foco da prática ou se tinha uma história profissional variada antes de se concentrar em Direito, lembre-se de selecionar seu perfil. Escolha os destaques da carreira que levam à sua prática atual e verifique se tudo o que aparece em sua história profissional reflete sua experiência e objetivos atuais.

Por mais que experiências diversificadas possam parecer interessantes para você, a pessoa que busca profissionais no LinkedIn possui objetivos claros e pouco tempo, então é essencial que as informações mais relevantes tenham destaque.

Invista tempo escrevendo seu resumo

Um resumo escrito corretamente cria confiança para o leitor de seu perfil. Mantenha o foco nos seus objetivos dentro do LinkedIn e considere destacar suas realizações, valores, paixões e o que o diferencia como advogado.

Seu resumo deve ser claro e conciso; somente os 200 primeiros caracteres do seu resumo aparecerão para um leitor utilizando um computador desktop ou um laptop (para ver o restante, eles precisam clicar em “Ver mais”), então é importante que gere interesse. Inclua marcos relevantes em sua carreira, evite chavões e seja sincero. Se você não estiver confiante sobre escrever seu resumo por conta própria, há escritores com experiência que você poderá contratar para redigir sua biografia para você.

Escreva descrições concisas e significativas da sua experiência profissional

É importante que suas descrições sejam legíveis. Evite escrever parágrafos grandes. Resuma suas posições e responsabilidades e, mais importante, quantifique os resultados do seu tempo em cada posição.

Se você trabalhou em posições semelhantes, evite copiar e colar descrições; é importante mostrar o máximo de crescimento profissional possível. Inclua links para as páginas da empresa, especialmente para a sua empresa atual, que você deve garantir que esteja atualizada com detalhes de como entrar em contato para obter informações sobre serviços.

Importe contatos profissionais do seu email

Essa é uma maneira rápida e fácil de encontrar conexões que você já fez. Depois de conceder a permissão, o LinkedIn pesquisará na sua conta de e-mail os endereços associados às contas no LinkedIn, e você terá a opção de importar cada contato naquele momento. Evite adicionar contatos de clientes, para garantir profissionalismo.

Junte-se a grupos e associações de advogados relevantes

Os grupos do LinkedIn podem criar ótimas oportunidades de networking, além de oferecer conteúdos relevantes que podem ajudá-lo a se manter atualizado. Ingresse em grupos de associações profissionais como a OAB de seu estado, a AASP e também site e páginas com conteúdo relevante para a área, como Migalhas, Conjur e Lawsoft.

Não deixe de participar e interagir com outros profissionais nos grupos que fizer parte, independente do tópico da discussão. Lembre-se: você receberá dos grupos a mesma quantidade de atenção que oferecer.

Publique seus artigos no seu perfil

Você tira proveito de diversos benefícios ao publicar artigos ou postagens de blog no seu perfil do LinkedIn. Como os artigos aparecem no seu perfil, eles adicionam dimensão à sua conta, destacam mais os seus conhecimentos e mostram foco profissional.

E mais importante, as postagens publicadas no LinkedIn podem ser facilmente compartilhadas por suas conexões. Isso ajuda a atrair a atenção de clientes em potencial ou oportunidades profissionais, como palestras.

Instale o aplicativo LinkedIn no seu telefone

Vivemos na era da mobilidade. Com o aplicativo LinkedIn, você pode responder ao InMail (versão de e-mail do LinkedIn) e responder aos comentários em tempo hábil, enquanto estiver em movimento. Você nunca sabe que tipo de conexão virá de uma conversa do LinkedIn, então leve o aplicativo com você e não tenha medo de solicitar uma conexão.

Tenha um perfil de sua empresa no LinkedIn

Se você tiver tempo para acompanhar uma página do seu escritório de advocacia, além do seu perfil pessoal, crie uma. Uma página da empresa do LinkedIn é muito útil especialmente se você deseja mostrar quais os profissionais que fazem do quadro da sua empresa e também criar uma marca em torno de sua prática.