Estamos na nova Era de Ouro dos pequenos e médios escritórios de advocacia. Impulsionados por novas demandas de clientes e com o intuito de equilibrar vida profissional e tecnologias emergentes, advogados de pequenos e médios escritórios estão se adaptando às mudanças do mercado mais rapidamente do que os gigantes da advocacia e obtendo uma clara vantagem competitiva.

Como o surgimento de tecnologias móveis e na nuvem estão contribuindo para esta ascensão? Reunimos algumas das maneiras pelas quais a nuvem e as tecnologias móveis estão revolucionando a forma como advogados trabalham e permitindo que escritórios de menor porte prestem melhores serviços jurídicos a seus clientes.

1. Colaboração remota

Graças à nuvem, nunca foi tão fácil colaborar remotamente. Esteja você no escritório ou em qualquer outro lugar do mundo, é possível reunir-se e trocar experiências e documentos com colaboradores, clientes, consultores ou qualquer outra pessoa. A maioria dos provedores de nuvem oferece opções de compartilhamento simples e intuitivas que permitem escolher exatamente quem pode acessar seus arquivos.

Mesmo assinaturas não exigem mais uma visita pessoal ou impressão de documentos. Graças a fornecedores de assinaturas on-line como DocuSign ou RightSignature, a assinatura de um documento está a um clique de distância.

As opções de colaboração remota promovem maior eficiência e permitem que advogados de todos os lugares façam mais, com mais rapidez. Ferramentas de colaboração em nuvem também oferecem um nível de segurança mais alto do que os sistemas tradicionais.

2. Maior mobilidade

Trabalhar apenas no escritório já é coisa do passado (embora isso não seja necessariamente uma bênção). Com acesso quase universal a partir de qualquer dispositivo, você pode fornecer serviços jurídicos onde quer que esteja – seja em casa, no tribunal ou até mesmo à beira da piscina. As tecnologias em nuvem e móveis tornam o gerenciamento de todos os aspectos da sua empresa acessível a partir de qualquer lugar, incluindo contabilidade, controle de tempo, comunicação, gerenciamento de práticas, gerenciamento de documentos e muito mais. Com esse tipo de acessibilidade, quem ainda precisa de um escritório?

Estamos tão mergulhados em um mundo dominado pela tecnologia que, ao escolher um software jurídico, você não pode abrir mão de mobilidade. O aplicativo Law Office Mobile permite que você lance seu time-sheet, acompanhe sua agenda, anote andamentos processuais e lance despesas esteja onde estiver. Com essa facilidade, é possível oferecer um serviço excepcional a todo momento e em qualquer lugar.

3. Custo-eficácia

Servidores, infraestrutura de TI, software hospedado localmente e um escritório para armazenar todos os itens acima aumentam muito os custos de manutenção do escritório. Com as soluções em nuvem, um fornecedor terceirizado assume grande parte do custo de hospedagem e armazenamento de dados e fornece suporte de TI por uma taxa mensal, permitindo que você reveja os preços praticados com seu cliente e se mantenha competitivo no mercado.